Ibitinga, a Capital Nacional do Bordado.

Os Bordados de Ibitinga se destaca no Brasil por seus belos conjuntos de enxovais com os melhores preços.

Ibitinga, a Capital Nacional do Bordado.

portal-ibitinga.jpg
A Estância Turistica de Ibitinga, situada no centro oeste do Estado de São Paulo, é conhecida nacionalmente como a Capital Nacional do Bordado pelo fato de ter a maior concentração de empresas fabricantes de enxovais em uma única cidade, são mais de 500 empresas formais e 1200 informais que fabricam que vendem para todo o Brasil. O segmento de enxovais representa 70% da economia da cidade, e emprega em torno de 10.000 empregos diretos.
 
No centro da cidade temos Lojas de enxovais especializadas nos segmentos de lençois, cortinas, enxovais de bebê, jogos de cama, edredons e colchas. As lojas do segmento de cortinas são especializadas em cortinas de sala e de quarto, e algumas lojas fazem cortinas de tamanhos personalizados.

Em Ibitinga, você pode comprar enxovais para todos os tamanhos de cama ( Solteiro, Casal, Queen, King e Super King) e também para tamanhos especiais.
   
Muitas fábricas também vendem diretamente como as lojas comerciais, e algumas começam a atender os turistas na madrugada, por volta das 3:00 hs.  

Todos os finais de semana e feriados, Ibitinga recebe uma quantidade significativa de excursões em ônibus de turistas que vem principalmente dos estados do Sudeste, que visitam a cidade para fazer compras dos produtos para serem revendidos. Este tipo de turismo é conhecido como turismo comercial.

Nos meses de Novembro e Dezembro, meses de alto consumo de enxovais no Brasil, Ibitinga chega a receber mais de 200 ônibus num único Sábado de fim de semana.

A história dos enxovais bordados em Ibitinga, começou em meados dos anos 30, com Dioguina Sampaio, uma imigrante portuguesa que começou a bordar manualmente toalhas de mesa, caminhos e colchas. Ela começou a vender os produtos para complementar a sua renda.
enxovais.jpg

Dioguina Sampaio, ensinou outras mulheres a arte dos bordados que também passaram a fazer o mesmo trabalho e venda das peças bordadas. Com o passar dos anos, estes trabalhos artesanais viraram pequenas empresas e atualmente, algumas se tranformaram em grandes empresas, tendo mais de 2000 funcionários.

Atualmente, os enxovais de Ibitinga, são confeccionados utilizando modernas máquinas de costura e de bordado computadorizado, e a atividade do bordado artesanal praticamente não existe mais em Ibitinga.

O evento comercial mais importante da cidade é a Feira do Bordado de Ibtinga, que  acontece anualmente no mês de Julho. 

feira-do-bordado.jpg

O mais próximo do enxoval bordado "artesanal" confeccionado em Ibitinga é comercializado na Feirinha do Bordado, que é realizada todos os Sábados na praça Central da cidade e é um dos pontos mais visitados pelos turistas. O comércio da feirinha é feito principalmente pelas empresas informais da cidade.

Outro ponto turístico importante de venda de produtos é a Feira Permanente do Bordado, situada na entrada da cidade, que agrega mais de 150 pequenas lojas num único lugar.

Em Ibitinga também está sendo construído o seu primeiro Shoping Center de produtos para cama, mesa e banho, que terá o nome de Shopping Território do Bordado,  onde  estarão mais de 100 grandes fabricantes dos enxovais de Ibitinga. Sua previsáo de início é para 2017.

Um outro grande evento turístico e religioso de Ibitinga é a Procissão de Corpus Christi. A cidade recebe cerca de 20 mil turistas neste dia para ver as ruas enfeitadas com enxovais, e artigos de cama, mesa e banho.

Corpus christi Ibitinga.jpg

Umas das principais atrações da cidade é o Pantanal Paulista, conhecido como "Pantaninho", é o último reduto no Estado que apresenta extensas áreas que são alagadas pelas cheias do rio Jacaré-Guaçu. A mata exuberante abriga uma quantidade enorme de animais e peixes. Neste local pode ser avistado o lobo-guará, tuiús, biguás, garça-morena, colhereiro, gavião-caboclo, as famosas sucuris entre outros.
pantanal-paulista.jpg

Share:

Related Posts